21 de junho de 2010

SAL E SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO

      Embora os termos sódio e sal sejam utilizados como sinônimos, eles não são a mesma coisa. O sódio é um elemento que se liga com o cloro para fomrar o cloreto de sódio, o sal de cozinha. O sódio está naturalmente presente na maioria dos alimentos e o sal é a fonte mais comum de sódio na alimentação.
     Um alimento pode conter sódio de diferentes maneiras, ele já pode estar naturalmente presente, pode ser adicionado durante o preocessamento ou cozimento e ainda pode ser acrescido à mesa, antes de ser consumido. As principais fontes na alimentação são os alimentos processados e os enlatados. Muitos alimentos são facilmente identificáveis como fonte considerável de sódio como por exemplo, batatas chips, biscoitos de água e sal, castanhas, nozes..., no entanto, em alguns outros alimentos só descobrimos a presença de sal se consultarmos  a lista de ingredientes. Cereais, frios, sopas e legumes enlatados, pratos pré-preparados e produtos de confeitaria industrializados costumam ter alto teor de sódio.De um modo geral, quanto mais processado for o alimento, maior seu teor de sódio.
     Hoje em dia, já se sabe, que assim como o açúcar em excesso, o sal em excesso pode ser um grande vilão à sua saúde e no processo de emagrecimento. Pessoas com tendência genética  a reter sódio, têm uma pedisposição aumentada à hipertensão.À medida que os rins retêm mais sal do que o necessário, excretam menos urina, de forma que os líquidos mantenham-se no corpopara manter o equilíbrio de sódio. Consequentemente, o coração é impelido  a bombear com maior intensidade para manter o líquido adicional em circulação e a pressão arterial sobe para manter o fluxo sanguíneo. Desta forma, restringir a ingestão de sal pode corrigir a pressão alta.
     É importante ressaltar que o aumento do volume sanguíneo que ocorre durante a gravidez, eleva temporariamente as necessidades do corpo por sal, mas a quantidade necessária costuma ser adquirida com uma alimentação variada e eequilibrada. Gestantes devem preparar refeições com pouco sal e evitar adicioná-los aos alimentos.
     Cada pessoa, de acordo com seu sexo, idade e estilo de vida, apresenta necessidades diárias específicas e diferentes quanto ao sódio e o sal total a serem consumidos. No entanto, muito mais que benefícios, o excesso, traz malefícios à sua saúde por isso, aqui seguem algumas dicas para redução do seu sal diário:
- Use temperos que não contenham sódio, como: ervas frescas, alho, cebola e mostarda desidratada, coentro, limão, menta, cominho, manjericão, gengibre, pimenta, pimentão, cebolinha e salsa.
- Prepare seu próprio molho de salada, abrindo mão dos industrializados, use vinagre ao invés de sal para temperar;
- Coma mais frutas, verduras e legumes fescos ou congelados, ao invés dos enlatados. Ao invés de sal, acresça na água temperos e ervas.
-Coma peixe fresco ou congelado ao invés de desidratados ou enlatados;
e o mais importante:
- REEDUQUE SEU PALADAR, o sal não deixa de ser uma questão de hábito. Diminuia aos poucos, sem mudanças muito bruscas mas que aos poucos, vá fazendo a diferença. E não esqueça que o sódio, quando em excesso, é um vilão à sua saúde!

Nenhum comentário: