28 de abril de 2010

VOMITAR EMAGRECE?

   Ontem mesmo, no grupo de Nutrição dos Transtornos Alimentares do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, aonde trabalho e participo de pesquisa optamos por falar sobre aquele que parece tão nojento mas ao mesmo tempo é um método tão utilizado pelos pacientes com transtornos alimentares: O VÔMITO. O vômito costuma ser utilizado pelos pacientes objetivando a perda de peso ou o que eles consideram "emagrecer". Para tal, é comum que pacientes com bulimia e mesmo com anorexia do tipo purgativa, costumem induzir o vômito com o dedo, escovas de dente, cabos de escovas de cabelo, enfim, tudo aquilo que possa ir até suas gargantas e fazer aquele alimento consumido em excesso (seja num episódio de compulsão, seja para os padrões alimentares da anorexia), sair! Mas o que será que sai pelo vômito? Será que é realmente possível emagrecer vomitando? Hoje em dia se sabe que não! Nem 5% das calorias dos alimentos consumidos são perdidas pelo vômito, muito mais que alimentos, vomitamos ácido clorídrico, bile, e perdemos muita água.
   O que costumo colocar, é que muito mais que os "benefícios" que o vômito possa trazer, tem os malefícíos. Estes pacientes de transtornos alimentares costumam machucar as mãos, a garganta, ter dores fortes como azia além de prejudicarem de diversas outras formas o seu corpo como um todo. A diminuição do peso na balança atribuída normalmente ao emagrecimento promovido pelo vômito é na verdade, somente um reflexo da perda de água e possível (consequente) desidratação do corpo.
   Aquele peso "perdido" é facilmente reconsquistado, quando com sede, o paciente rehidrata-se. Vomitar não emagrece, é somente uma forma de colocar para fora coisas que não estão bem dentro da gente. O que coloquei para os pacientes, é que eles buscassem junto às suas terapeutas (individuais ou familiares), uma outra forma de extravasar o que não tava bem, conversando, discutindo, podendo impor-se (cada caso com suas particulariedades) mas não se auto-agredindo induzindo o vômito!

18 comentários:

Unknown disse...

oi! eu gostaria de elogiar o blog e tenho ele na minha barra de favoritos, assim sempre que entro no computador abro e vejo se tem atualizações. gostaria de pedir se tu pode postar alguma coisa interessante sobre sushi, porque nunca me falaram se é bom para saúde, engorda, não engorda e etc...
obrigado, bjs!

Nutricionista Bruna B.Brognoli disse...

Vinícius: Obrigada por acompanhar o blog e sugerir o tema! Assim que possível postarei sobre sushi, conforme solicitaste! Abraço

Leticia Maciel disse...

Olá! adorei suas explicaçoes, mais eu estou com bulimia, mais estou tentando parar, ai eu consgigo te ficar um pouco sem vomitar, mais se me sinto muito cheia acabo vomitando, e eu tinha emagrecido muito, mais agora, engordei 4 kg isso é normal?
por favor me deixe um e-mail !
Beijos Leticia
E-mail: leleca_rgt@hotmail.com

Duuda disse...

Olá!
fiquei perplexa qdo vi que você é médica no HCPA, por meses - qdo finalmente assumi que precisava de ajuda - tentei consultar lá, mas é complicado e não consegui... Após passar por vários psicólogos e psiquiatras (de posto em posto de saúde e emergências de hospitais) ontem foi minha segunda consulta no GEATA aqui em Porto... Foi bom mas foi ruim, e por causa dessa consulta acabei encontrando seu blog hoje. Cerca de uma hora vomitei mto... mas já estou habituada. Estava dois dias sem comer e agora noite não resisti e comi pinhão, obviamente não deixaria aquilo tudo dentro de mim! Sempre fico com ódio depois que como... Mas enfim, acabei lembrando de qdo na consulta a doutora perguntou "tu sabe algo sobre os malefícios de vomitar?", pensando nisso fui agora até o google e procurei... parei aqui. Chega ser paradoxo, mas enquanto quero ajuda também não quero me livrar do que faço. Isso define quem eu sou e de certa forma me traz segurança... Só não desejo para ninguem o que faço comigo. =/

Parabéns pelo texto!

Iasmim disse...

queria q vcs me ajudassem sofro de bulimia a 5 anos hj eu tenho 15 sofro muito e vejo o sofrimento aki na minha kasa naum tenho condiçoes no momento para ir ao pscicologo e outros medicos aki na minha cidade naum tem lugares para me enternar gostaria q vcs me orientasse se for possivel
Vou esperar a resposta vou acompanhar seu blog todos os dias

Unknown disse...

Oi, tenho 16 anos, 1.60cm e 58kg, e me acho gorda, queria ter 55. Tive meu primeiro epsódio de bulimia aos 13 anos, na época eu pesava 78 kg, e me sentia a garota mais nojenta do mundo. Com 14 anos tive meu primeiro namorado que me abandonou e então eu entrei em depressão e coloquei na cabeça que ele me largou porque eu era gorda. Depois disso, resolvi que iria emagrecer a qualquer custo, eu já perdi mais de 20kg com dietas restritivas, as vezes sinto que vou desmaiar de tão fraca, minha dieta tem 800 calorias. Eu não vomito todos os dias, geralmente é de 1 vez por mês, quando eu não consigo me controlar e saio do regime e ataco tudo que vejo na frente. Eu queria saber se eu tenho anorexia ou bulimia?

Depois do meu primeiro namorado (o qual eu perdi a virgindade)e depois que emagreci, eu comecei a transar com vários homens por revolta, queria me sentir desejada já fiquei com homens casados, chegava a beijar 15 homens por noite nas baladas que eu ia, e sempre ia com um deles para a cama. Eu sei que já emagreci bastante, mas eu NECESSITO pesar 55 quilos. Eu não sei mais o que fazer, parece que está demorando uma eternidade pra eu perder mais esses 3 quilos.

Manuela Marquetti disse...

oi, eu tenho 15 ,eu tenho 1,75,e 55kg e me acho gorda , queria te 50kg.

🐼 japonex..panda disse...

Vc pode mii chamar no whats 3193451733

MGME CIÊNCIAS E VOCÊ disse...

Gostaria de fazer uma Pergunta...quando se come algo que nao cai bem e provoca se o vomito quais sao os maleficios dessa açao?

Unknown disse...

Tenho 27 anos nao consigo emagrecer choro tanto e muito triste as pessoas falarem como vc ta gorda

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola tenho 18 anos e tenho um filho de 2 anos, apos ele ter nascido eu emagri muito pois amamentava, a mais de 1 ano atrás ele parou de mamar e com isso eu comecei a engordar muito, de 57kg fui para 71kg e me sinto muito feia com k corpo que tenho, eu não consigo me controlar, eu como tudo sem nem pensar o quanto faz mal e logo depois de comer eu fico com raiva de mim mesma e logo provoco um vomito para me livrar de tudo que comi, sera que estou doente,sera que isso pode ser uma bulimia ?

cris disse...

olha eu não aguento mais eu vou começar a vomitar, é só eu não viciar que consigo, vou fazer isso até atingir um peso normal, depois paro de fazer, porque eu sei que se eu continuar terei vários graves problemas, eu ja tentei de tudo fiz dieta, exercicio, jejum e nada me adiantou, so consigui emagrecer uma vez porque meus pais estavam desempregados e mal tinha o que comer, mas eu não queria fazer isso, mas pelo visto é a minha única opção, não consigo nem ir ao médico porque aqui em Portugal as consulta são todas paga, e não tenho dinheiro algum......, mas vou tentar fazer isso , eu sei que não é aconselhável mas .

Unknown disse...

Claro que não emagrece. Mas evita que a comida que foi ingerida seja absorvida pelo organismo... ou seja, não vira gordura.

Unknown disse...

Complicado ne

Unknown disse...

Sou portadora de BN, OS MÉDICOS ME TRATAVAM COMO SENDO PROBLEMAS DE NERVOS. SENDO ASSIM VOMITAVA AO ESTAR NERVOSA. MAS HOJE NÃO ACREDITO MAIS NISSO,SOU PORTADORA DE BULIMIA. MAS QUERO SAIR. ME LIVRAR DESSE PESADELO TERRÍVEL. E FIQUEI SURPRESA AO SABER QUE ISSO NÃO EMAGRECE...POR FAVOR PODERIA ME AJUDAR? SOU CONSCIENTE E VOU PARAR, MAS QUERO AJUDA. MUITO OBRIGADA.

Unknown disse...

Moçxs não deixe teu watts assim não 👁️👄👁️

Unknown disse...

👁️👄👁️