5 de maio de 2010

DESEJOS ALIMENTARES X COMPULSÃO ALIMENTAR

Ocasionalmente, todos nós sentimos uma necessidade irresistível de comer ou beber algo em especial. Mas essa compulsão súbita por algum alimento não constitui o desejo alimentar verdadeiro, nem abusar de vez em quando do chocolate, sorvete ou outro alimento preferido. A compulsão é mais do que isso- é um desejo insistente que você não consegue ignorar, mesmo que a ingestão desse alimento resulte em mal estar ou represente perigo.
   Desejos ocasionais poder ser uma reação ao estresse, alterações hormonais ou fome. A compulsão mais obsessiva por algum alimento, porém pode se originar de alguma doença, vício ou problema psicológico profundo.
   Pesquisas recentes sugerem que alterações hormonais são respnsáveis por muitas das compulsões alimentares, em especial aquelas desenvolvidas durante períodos de estresse, de gravidez ou de diferentes fases do ciclo menstrual. Níveis hormonais oscilantes podem influenciar a produçao de um hormônio chamado serotonina e de outras substâncias no cérebro- alterações que desencadeiam um desejo intenso por algum alimento. Sob essas circunstâncias, a pessoa costuma desejar chocolates ou outros doces. Pesquisadores acreditam que isso ocorra pois os açúcares são fontes imediatas de glicose, a fonte de energia para o cérebro. Seguir uma alimentação rica em grãos integrais e em amido com quantidades moderadas de proteínas pode prevenir o desejo por doces, pois estes carboidratos complexos e a proteína são metabolizados mais lentamente do que os açúcares, sendo assim, uma fonte contínua de glicose.
   Durante a gestação, o desejo por alimentos específicos, em especial salgados, reflete uma necessidade fisiológica. Nesta fase o volume sanguíneo da gestante praticamente dobra e para manter o equilíbrio hídrico adequado é como se o corpo da gestante "necessitasse"de alimentos salgados. É importante colocar que nesta fase pode ser que ocorram desejos por alimentos considerados estranhos ou até por substâncias não alimentares, aonde deve-se evidentemente, ter-se cautela.

Nenhum comentário: