10 de maio de 2010

TPM- tensão pré-menstrual

   TPM é a sigla utilizada para a tensão pré-menstrual período que antecede a menstruação feminina. Nem todas as mulheres (ainda bem!) apresentam estes sintomas bem claros e indentificáveis. A TPM teoricamente incluiria uma série de alterações internas e externas no corpo da mulher, que inicia-se cerca de 10 dias antes da menstruação, tendo seu pico máximo cerca de 5 dias.
   Os sinais mais comuns aos meros mortais são as alteraçoes de humor que acontecem, normalmente tornando as mulheres bemmm mais irritadiças e emotivas (o choro passa a ser comum). E você deve estar se perguntanto porque eu trouxe esse assunto para um blog que é de nutrição? Quem é mulher , ou quem prestou atenção na foto acima, talvez me entenda.. Em primeiro lugar, acompanhado dessas alterações no humor há uma alteração no peso, independente da alimentação. Durante estes cinco dias que antecedem a menstruação há uma grande retenção de líquidos que faz com que haja um aumento (momentaneo) da celulite e aumento de peso na balança (o que não significa aumento de gordura,mas sim da água corporal). ë este inchaço que muitas vezes promove dores em locais específicos do corpo da mulher (como por exemplo nos seios). Este "ganho"de peso na balança pode chegar até a 2 quilos.
    Além do aumento de peso, há um aumento de apetite, algumas mulheres referem sentir-se como um leão, com necessidades absurdas e incontroláveis de comer, normalmente alimentos gordurosos e doces como o tão conhecido chocolate.
   Uma novidade (para alguns, nem tão nova assim), é que neste periodo as mulheres apresentam sim as necessidades energéticas aumentadas cerca de 10% o que significaria que um leve aumento do consumo alimentar neste periodo nao promoveria ganho de peso. Sabe-se que esta necessidade aumentada é em relação aos carboidratos, não em relaçao especificamente aos doces. O motivo pelo qual as mulheres buscam alimentos doces ainda não é bem claro, mas talvez seja o aspecto psicológico do poder comer e atribuir a tpm o descontrole, sem que sintam-se culpadas.
   As muitas possíveis causas da TPM ainda são estudadas bem como as formas de tratamento que vão desde a prática de atividade física até o uso de antidepressivos. A suplementação de algumas vitaminas e a prescrição de alimentos específicos podem ser benéficos nesta alteração hormonal, minimizando os efeito colaterais deste período, onde somente aqueles envolvidos, sabem o quão difícil é superar...

Nenhum comentário: