17 de maio de 2010

GANHO DE PESO NA GESTAÇÃO

   Essa semana, resolvi postar sobre esse assunto de particular e de tão grande importância, a nutrição na gestação. Cada vez mais, gestantes entram em contato e buscam um acompanhamento que resulte em menos risco para a mãe e garanta uma melhor qualidade de vida na gestação além de proporcionar o desenvolvimento adequado ao feto. Sabemos que na vida intrauterina, a responsável pela nutrição e desenvolvimento da criança - seja ele adequado ou inadequado- são no primeiro trimestre as reservas corporais da mãe passando a partir do segundo trimestre a ser a alimentação momentânea da gestante.
   Uma coisa bem importante que vale eu aqui colocar, é que não recomenda-se, nem mesmo para gestantes obesas, a perda de peso ao longo desses 9 meses. Para cada gestante, estima-se um ganho de peso esperado, algumas devem ganhar mais, outras menos mas sempre ganhar e nunca perder. As vezes, torna-se inevitavel (até em função de enjoos) que isso ocorra, mas  deve ser intimamente monitorado. De um modo amplo e grosseiro estima-se que o ganho de peso para gestações simples (1 criança), seja de 7 a 16 quilos, variando conforme eu falei, de acordo com o peso pré-gestacional da mãe, condições nutricionais prévias e ao longo da gestação.
   O peso a ser ganho tem momentos específicos para isso. Costumamos estabelecer um ganho total para o primeiro trimestre e após o segundo, um ganho semanal. Vale colocar que mulheres gestantes não devem comer por dois, o ganho excessivo de peso pode também trazer problemas ao longo da gestação e impedir o desenvolvimento adequado e esperado do feto. O ganho a partir do segundo trimestre, com ênfase no terceiro, tende a ser maior visto que o feto passa a ganhar peso e crescer o que se difere do primeiro trimestre onde somente ocorre multiplicação das células do novo bebê que se desenvolve.
   O que costumo ressaltar para as "minhas gestantes" é que muito mais que o número de quilos ganhos, a qualidade e quantidade de alimentação farão a diferença e não se preocupem pois este aumento de peso, após a gestação, tende a ser facilmente recuperado! Não deixe de procurar ajuda especializada para cuidar da sua saúde ainda mais se dela, depender a saúde de uma criança que se desenvolve...

Nenhum comentário: