14 de maio de 2010

SUSHI

   O sushi já foi considerado um prato exótico, mas hoje é o prato principal em diversos e variados restaurantes. Este belo prato não só é delicioso e nutritivo, mas uma arte que vem evoluindo ao longo dos anos, no decorrer dos séculos.
   Tecnicamente, a palavra sushi, refere-se ao arroz avinagrado, mas este termo é comumente usado para descrever uma variedade de alimentos pequenos, como bolinho de arroz com peixe cru (nigiri), ou arroz e enrolados de algas marinhas com peixe e/ou legumes (maki). Esses alimentos podem ser consumidos puros ou mergulhados em molho shoyu (de soja).
   Falando de propriedades nutricionais, o sushi apresenta ingredientes simples e saudáveis como arroz, alga marinha, peixe e legumes, apresentando baixo teor de gordura e calorias, sendo então, um alimento recomendado para aqueles pacientes em controle de peso ou programa de redução de colesterol. No entanto pacientes hipertensos, devem evitar os enrolados em alga e o molho de soja (shoyu) pelo alto teor de sódio. Cada um dos nigiris, apresenta cerca de 40 kcal sendo importante destacar que aqueles com cream cheese ou fritos apresentam muiiito mais calorias.
   Sempre coloco aos meus pacientes o cuidado que deve-se ter na escolha do sushi a ser consumido isto pois, mesmo que haja um controle rigoroso na arte de preparar, o consumo de peixes crus representa sempre um risco a saúde. Mulheres grávidas e pacientes imunodeprimidos devem evita-los para desta forma, reduzir os riscos de exposição (ou melhor, consumo) de bactérias e parasitas. Ë importante colocar,complementando a colocação acima, que os peixes preferencialmente adicionados aos sushis, apresentam quantidade significativa de gordura ômega 3 e 6, aquelas gorduras que consideramos "boas"pelo seu poder antioxidante.
   Para aquelas pessoas que buscam reduzir peso, os sashimis (fatias de peixes crus) apresentam menos calorias por não serem acompanhados de arroz nem de outros ingredientes como o cream cheese.

** Sugestão de tema de Vinícius! Sugira também assuntos para postagem no blog!

Nenhum comentário: