22 de abril de 2010

REPOSITORES HIDROELETROLÍTICOS X REPOSITORES ENERGÉTICOS


   Embora comumente o uso destas bebidas para praticantes de atividade física seja feito de forma indiscriminada e indiferente, é importante colocar que há diferença entre estes dois tipos e a finalidade a qual se propoem.
   Os repositores hidroeletrolíticos são produtos formulados a partir de concentração variada de eletrólitos (sódio e cloreto), associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolitica decorrente da prática de atividade física. Estes repositores hidroeletrolíticos apresentam-se prontos para o consumo na sua forma líquida ou em pó. Como exemplo há o Gatorade e o SportDrink. Este tipo de líquidos recomenda-se para atletas que façam atividade física aeróbica intensa e prolongada ou quando há uma intensa perda de suor (costumo também indicar para pacientes com diarréia). É importante que este tipo de líquido seja consumido somente com indicação do nutricionista. Acho importante destacar que o uso deste tipo de bebida aumentou cerca de 60% nos últimos anos, sendo usado de forma indiscriminada. No entanto é importante ter cuidado pois a quantidade de sódio nestas bebidas é bastante grande (superando 9x a quantidade encontrada numa Coca Cola) e esta "suplementação"de sódio é somente válida quando realmente houver a necessidade por perda demasiadamente grande.
   Os repositores energéticos são produtos que apresentam no mínimo 90% de carboidrato na sua composição, podendo ser acrescidos de vitaminas e minerais com a finalidade de permitir o alcance e/ou manutenção dos níveis apropriados de energia para atletas. Estes produtos são encontrados na forma líquida, em pó, em barra ou gel como por exemplo: Sportenergy, Cabo Fuel, Carb Up e costumam ser fontes rápidas de fornecimento e absorçao de energia. Costuma utilizar-se este tipo de repositores durante competições ou em treinos nos quais não sejam possíveis pausas para consumo de alimentos.
  

4 comentários:

Flavio Paladino disse...

Não estudo nutrição mas utimamente ajudando minha mulher com trabalhos da faculdade de nutrição estou gostando da profissão e acho que vocês são tão nescessárias que arrisco em afirmar que cada um de nós teriamos que ter uma.
suas informções foram muito importante para a nossa pesquisa. alias é sobre nutrição esportiva.

Flavio Paladino disse...

estamos pesquisando sobre, repositores energético para atletas, repositores hidroeletroliticos para atletas,suplementos protéico para atletas e suplemento alimentar para atletas em situação especiais.

Unknown disse...

Acha que quem faz musculação por por 2 horas e meia direto precisa de um repositor energético?

Unknown disse...

Acha que quem faz musculação por por 2 horas e meia direto precisa de um repositor energético?