22 de abril de 2010

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS NA ATIVIDADE FÍSICA

   Conforme os votos que vêm sido depositados no blog, estamos mais uma semana falando sobre nutrição no esporte. E como já anteriormente coloquei, para o sucesso atlético, há basicamente dois fatores determinantes importantes, a carga genética e o estado de treinamento. Para melhora do rendimento e da performance em atletas duas estratégias sugerem-se; dieta adequada e utilização de recursos ergogênicos.
  Chamamos de recursos ergogênicos, as substâncias ou artefícios adotados visando a melhora da performance. No contexto de crescente competitividade, há grande número de suplementos sendo comercializados porem, na maior parte dos casos, faltam evidências científicas que comprovem a eficácia de determinadas substâncias.
   O propósito da maioria dos ergogênicos é aumentar a performance pela intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga. É importante ressaltar que na teoria, os ergogênicos nutricionais diferenciam-se dos suplementos nutricionais. Os suplementos são só vitaminas ou minerais isolados ou combinados entre si. Os alimentos para praticantes de atividade física (alimentos para fins especiais) são especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física, incluindo normalmente, formulações com aminoácidos desde que não apresentem efeitos tóxicos.  

Nenhum comentário: