21 de junho de 2008

Emagrecer

Uma das causas mais freqüentes que os pacientes vêm ao meu consultório são aquele indesejado aumento de peso. Embora estética seja um assunto que me interesse bastante, as vezes, estes pacientes são os mais difíceis de se manejar. Não comemos somente por fome, comemos por olho, por estresse, por alegria, para comemorar ou "afogar as mágoas". Além de suprir as necessidades nutricionais os alimentos tem um papel psicológico bastante forte. ALguns alimentos nos remetem à infância, nos lembram determinadas pessoas ou ocasiões e isso não deve ser esquecido. Exceto em caso extremos, não acho certo que meus pacientes tenham que abrir mão de tudo isso, comer é um prazer, proporciona bem-estar e isso deve ser considerado. Minhas dietas prescritas não costumam ser muito radicais, pode tudo mais uma vez ressaltando, que com moderação. Posso calcular a dieta mais perfeita do mundo mas se o indivíduo não estiver disposto a seguí-la de nada adiantará. Meu papel também é de motivar mas milagres eu não tenho como fazer. Um problema que frequentemente observo é que as pessoas são muito imediatistas, querem tudo para ontem e que as coisas sejam feitas para elas mesmas. Desta forma que vejo mais e mais gente recorrendo a remédios, cirurgias plásticas e coisas que possam fazer o trabalho para elas. Mas cuidado porque nada disso dura para sempre. Tente começar mudando sua cabeça pense magro senão não há dieta , medicamento ou cirurgia que resolva!

Nenhum comentário: