8 de junho de 2008

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Dietas muito restritivas não são adequadas e nem conseguem ser mantidas por muito tempo. Algumas até promovem uma perda inicial de peso significativa ,no entanto, a longo prazo as consequências destas dietas são muitas vezes desconhecidas. Freqüentemente chegam em meu consultório pacientes que após realizarem essas dietas retornam ao peso inicial. O famoso efeito sanfona que não é indicado a ninguém. Não podemos esquecer que comemos não somente por fome, mas por prazer. O alimento além de suprir nossas necessidades metabólicas deve nos proporcionar bem- estar. Mas aqui peço um cuidado. Estes alimentos que costumam liberar serotonina e nos proporcionarem bem-estar são normalmente aqueles industrializados, ricos em gordura e açúcar. Podemos destacar neste grupo o chocolate e queijos que embora possam ser consumidos pela população sem doenças específicas, não podem ser consumidos excessivamente.
Tenha uma alimentação bastante variada. A maior parte das calorias do dia devem ser provenientes de caboidratos. Opte sempre pelos carboidratos integrais, fibras são indispensáveis ao nosso organismo. Não esquece das frutas, verduras e legumes e aqui vale aquela velha dica: quanto mais colorido melhor. Sabe-se que são as diferentes vitaminas que dão diferentes pigmentos a estes alimentos. Não abuse de produtos industrializados, frituras, bebidas alcólicas e doces. Seja saudável, manter-se no peso é também uma questão de saúde!

Um comentário:

Unknown disse...

Doutora Bruna, obrigado por tentar me ensinar a emagrecer, mas a carne é fraca, não consigo me segurar,...massas, risotos,...chocolates,...ainda mais com companhias muito boas,...
bjussssss
ficou bem legal o blog.