10 de julho de 2009

GRIPES E RESSFRIADOS

Nada mais propício nesta época do ano do que falar de gripes e resfriados. É difícil escapar do nariz escorrendo, da tosse e da dor de garganta. A maioria das pessoas pega um resfriado duas ou três vezes por ano. Em especial neste meses de inverno, as gripes inflingem o mesmo suplício às pessoas.
Embora não exista cura paras as gripes e resfriados, uma boa alimentação pode ajudar a prevení-los, encurtar sua duração ou abrandar os sintomas. No entanto, os milhares de estudos realizados nas últimas décadas não comprovaram que megadoses de vitamina C podem prevenir ou curar resfriados.
Um dos principais efeitos da febre alta (como resultado de um resfriado), é a desidratação. Durante um gripe ou resfriado recomenda-se a ingesta de pelo menos 8 copos de líquidos por dia a fim de repor as necessidades corporais, manter as membranas mucosas úmidas e soltar catarro. Beba água, chá ou caldo. Não ingira bebidas alcoólicas, o álcool tem efeito vasodilatador e promove sensação de entupimento dos seios nasais. Além disso, bebidas alcoólicas ingeridas junto com determinados medicamentos pode pormover efeitos adversos. Além disso, reduzem a capacidade do corpo de combater a infecção. Durante gripes e resfriados, recomenda-se comer sempre que tiver vontade. Alimentos como a canja de galinha são reconfortantes e de fácil digestão além de apresentar cistina que ajuda a afinar o muco. Comidas temperadas com pimenta malagueta e o chili contêm capsaicina uma substância que pode ajudar a diminuir a congestão nasal. O alho, o açafrão e outros condimentos fortes produzem efeito semelhante. Nesta época do ano em que estamos mais propícios a gripe, abuse de frutas, verduras e legumes que são importantes fontes de vitamina C. E não se esqueça dos líquidos que apesar de não apetecer muito são importantes para hidratar e soltar o catarro.

Nenhum comentário: