27 de setembro de 2010

WHOLE FOODS

    
     Impossível não se impressionar com uma das maiores redes de supermercado de Nova Iorque: a Whole Foods. Estas lojas de alimentos são realmente impressionantes e voltadas exclusivamente à uma alimentação saudável, possibilitando que o consumidor saiba a qualidade e a procedência de cada um dos alimentos. A loja inteira é de produtos orgânicos e isso inclui as guloseimas e os alimentos prontos que podem ser consumidos na parte superior da loja. Eu particularmente nunca tinha visto um local com tantas oleaginosas, produtos integrais, frutas, verduras e alimentos frescos.
      Neste supermercado, acima de cada alimento há o valor de ANDI score (o quanto de 1 a 1000 este alimento possui de vitaminas e minerais). Esta é uma escala, e quanto maior o ANDI mais saudável é o produto.
     Além do ANDI score presente em todos os alimentos, há diversos letreiros pelas lojas informando o que são alimentos orgânicos, o porque de consumi-los. Neste supermercado, não há produtos congelados, tudo é fresco como se pode observar nas fotos abaixo.



     Ao invés de setores repletos de doces e "porcarias", sessões mais sessões de frutas, picadas,  descascadas, em formato de torta. Inúmeras opções para crianças, com decorações especiais com o objetivo de despertar os sentidos. Tudo muito prático, pronto para o consumo sem que tenhamos que abrir mão de uma alimentação saudável.



     A primeira reação ao me deparar com um paraíso nutricional é que para isso, teríamos de pagar caro. No entanto mais uma vez fui surpreendida, ao conversar com o gerente após ter reparado nos preços ele me diz que o objetivo desta rede não é somente possibilitar a poucos o direito à uma alimentação saudável. Comer bem é um direito de todos e é por esse motivo, entre outros que os preços são bastante justos.

As sacolas, os guardanapos, os talheres, saches de ketchup e mostarda, o molho shoyo que eles fornecem é tudo de material reciclado, produtos alimentares orgânicos. Não achei sequer uma falha que pudesse contradizer a proposta incrível e inovadora do supermercado. Fica a dica para aqueles que puderem conhecer: é realmente de se deliciar e de se admirar!!

Nenhum comentário: