7 de julho de 2010

Enjôo na Gestação


                                                        
     Conforme anteriormente já escrevemos aqui no Blog, a gestação é um período da vida da mulher que necessita ser avaliado com especial atenção.
     Com o inicio da gestação, o sistema imunológico e metabólico da mãe sofrem importantes alterações. Uma delas é hormonal, que desencadeia boa parte dos sintomas, como por exemplo alteração no sistema olfativo, que fica muito mais sucetível a cheiros, agradáveis ou repulsivos, causando o enjoo. Outras razões podem ser: alteração da pressão arterial, alimentação erronea, automedicação ou até mesmo um desalinhamento da coluna vertebral. Sabe-se que os diversos sintomas consequentes da gestação podem ser responsáveis pelas escolhas e pelo padrão alimentar que a gestante irá seguir ao longo da sua gestação. Nesta postagem, optei por falar dos enjoos na gestação, visto  que é um dos sintomas que primeiramente manifesta-se.
     Os enjôos são chamados cientificamente como êmese gravídica, popularmente chamado de enjoo matinal- quando na verdade pode ocorrer durante todo dia. Como anteriormente falamos, não é recomendado que gestantes percam peso ao longo da gestação, no entanto, estes enjoos, predominantemente presentes no primeiro trimestre gestacional (14 semanas) pode ser responsável por fazer que as gestantes emagrecem por inapetência. Alimentos doces, muito temperados ou com cheiros fortes tendem a ser o primeiro alvo de repulsa.
     Muitas vezes o consumo alimentar neste primeiro momento não constuma ser o prescrito, as quantidades tendem a ser menores e as gestantes muitas vezes comem realmente por obrigaçao. Mesmo aquelas que antes de engravidar gostavam de comer e comer alimentos calóricos e gordurosos, deixam, na maior parte dos casos, de assim o fazer. Por sorte e inteligência do nosso organismo, neste primeiro trimestre, o feto utiliza-se de reservas corporais da mãe, fazendo com que a inapetência e menor consumo de alimentos não influencie o desenvolvimento deste.
     Os enjoos podem ou não, ser acompanhados de vômitos mas sabe-se hoje em dia que alimentos específicos podem auxiliar na reduçao destes enjôos e permitir por exemplo, que a gestante consiga alimentar-se de forma suficiente e saúdavel, por isso, procure uma nutricionista e esclareça sobre possíveis mudanças a serem feitas na sua alimentação ou 'hábitos que possam ser alterados para "animar"o seu apetite ( para aquilo que realmente for importante e indispensável na sua alimentação). 
Cuide da sua barriga!

Nenhum comentário: