19 de julho de 2010

ALIMENTOS DIET X LIGHT

     Ë mais comum do que imaginamos a dúvida quanto as diferenças entre estes dois tipos de alimentos e o que mais vejo são pessoas, muitas vezes desinformadas, "comprando gato como lebre", pagando mais caro por alimentos que não se designam para tal finalidade. Ë importante ressaltar, e faz tempo que quero postar sobre isso, que alimentos light e diet são produzidos e devem ser consumidos para finalidades bastante diferentes. Vou tentar aqui, esclarecer as diferenças entre eles para que você possa então, ao ir no supermercado comprar o produto certo evitando inclusive possíveis problemas posteriores.
Alimentos Diet: são aqueles que apresentam exclusão de um determinado componente. O termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml - esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta. Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), glúten (celíacos) e o sal (hipertensos).
     É comum produtos diet serem associados a emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. Pode até ser maior pois são necessárias substituições para manter a palatabilidade dos alimentos. O chocolate diet não contém açúcar, mas é gorduroso e calórico – mais que o similar não diet. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio ou proteína, por exemplo) pode não interferir na quantidade de calorias.
Alimentos Light: O termo light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. Os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo. Os produtos light devem ser consumidos por pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, em comparação com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso. No entanto, é importante colocar que produtos light só ajudam a perder peso caso haja diminuição significativa no teor de algum nutriente energético. No entanto, o consumo em excesso de um produto que contém menos calorias em relação ao original pode encadear a ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não-light.
Como brevemente pude relatar, as diferenças entre os dois tipos de produtos são muitas e eles "nasceram"com finalidades bastante diferentes portanto, se você é diabético, hipertenso, celíaco ou intolerante a lactose opte por alimentos diet com restrição do nutriente que você não pode ingerir. Se você não apresenta nenhuma restrição específica e só deseja perder alguns quilos, escolha os alimentos Light (embora o uso em excesso não tenha sido associado a uma maior perda de peso, conforme em breve postarei).
 Use-os mas para aquilo que realmente eles podem te ajudar!! leia rótulos e fique atento, nem tudo o que reluz é ouro já dizia o velho ditado....

Nenhum comentário: