8 de junho de 2009

Nutrição na gestação



Em nenhum outro período da vida uma nutrição adequada se faz tão importante como na gestação. A gestação acarreta uma série de alterações anatômicas e fisiológicas para o organismo materno, pois ao longo de aproximadamente 40 semanas, o óvulo fecundado se diferencia, desenvolve e cresce, até tornar-se um lactente com cerca de 3kg. No primeiro trimestre de gestação, o estado nutricional pré-gestacional da mãe é quem irá garantir a saúde e o desenvolvimento do feto. Neste período é que são mais comuns as náuseas e os vômitos. Durante a gestação, a necessidade da maioria dos nutrientes e a quantidade de energia estão elevadas. Nos dois últimos trimestres é que observa-se um maior aumento na necessidade de energia diária, sendo este o período em que o bebe ganha maior parte do peso. Dentre os micronutrientes que merecem atenção na gestação estão: o ácido fólico, ferro, vitamina C, vitamina A, Vitamina B12 e o cálcio. Nem mesmo para as gestantes obesas, recomenda-se a perda de peso durante a gestação pois isso acarretaria num menor fornecimento de energia para o feto desenvolver-se. Para mulheres com baixo peso pré-gestacional, recomenda-se um ganho total de 12,5- 18 quilos. Para mulheres eutróficas, 11,5- 16 quilos e para sobrepesos de 7 a 11,5 quilos. Assim como um ganho de peso adequado pode refletir na saúde e bom desenvolvimento da criança, o ganho de peso em excesso pode causar danos a saúde materna, podendo tornar a gravidez de risco. Entre gestantes que ganham peso de forma excessiva podemos observar diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia (pressão alta na gestação). Portanto, é importante que se faça um acompanhamento para que se supra as necessidades específicas de cada gestante bem como possa-se pela alimentação minimizar alguns sintomas que podem ser comuns, como azia, náuseas, constipação e vômitos.

4 comentários:

Unknown disse...

Nao te conheço.. e nem sei como vim para nesse blog, mas vc esta de parabéns!!! Da pra perceber que ama a sua profissao e que é realizada! Continue assim, muito sucesso.

Natalia.

Mona disse...

Bom dia Bruna

Cheguei ao seu blog através de uma pesquisa no google sobre hipercolesterolemia. Lí o seu antico post sobre esse assunto e achei tão legal seu jeito simples de escrever que acabei lendo vários outros posts.
Parabéns pelo blog.

Mona

Nutricionista Bruna B.Brognoli disse...

Meninas! Muito obrigada pelos comentários, realmente amo aquilo que faço! Sigam acompanhando e comentando! Abraço

Unknown disse...

eu também amei o sei trabalho...
parabéns e continue assim...
tudo de bom e sucesso!!!