9 de julho de 2008

Peso na Balança


É bastante comum, em especial naquelas pessoas em dieta, o uso abusivo da balança. Mas cuidado, este vício pode ser prejudicial a sua dieta!! O que costumo indicar aos meus pacientes, é que se pesem somente nas consultas. Em primeiro lugar, as balanças têm bastante diferença entre si. As chamadas popularmente "balanças de banheiro", tendem a desregular facilmente além do que citarei alguns dos fatores que podem estar influenciando no seu peso, na balança.
Nosso peso na balança reflete o peso corporal total, incluindo massa magra e massa gorda. Se nos pesarmos pela manhã e pela noite, veremos que ao final do dia nosso peso está maior e isto não significa necessariamente que tenhamos engordado. Mulheres em período pré-menstrual podem aumentar de 1-3 kg na balança devido a retenção hídrica. Pessoas que praticam atividades físicas podem estar ganhando massa magra e não esqueça que músculo também pesa o que não significa que o seu peso aumento represente que você está engordando. Em dias mais quentes nosso corpo tende a reter mais líquidos o que pode auterar o peso na balança quando comparando a dias mais frios. vendo pelo outro lado, é comum também eu ouvir que o paciente perde 2kg em uma partida de tênis ou futebol. Cuidado: infelizmente ninguém perde gordura assim tão facil, o que foi perdido foi líquido pelo suor, líquido este que se não reposto pode causar uma hipohidratação/ desidratação. E mesmo aqueles em dieta para emagrecimento devem prestar atenção pois o peso perdido na dieta não reflete somente a perda de gordura. Grande parte do peso perdido, é oriuendo de perda de massa magra (líquidos corporais e massa muscular). Então use a balança com precaução, perdas de peso consideráveis devem ser motivos de atenção visto que milagres não existem! E para você que está fazendo dieta e seu peso não diminui, não se fruste, outras coisas (como as citadas acimas) podem estar influenciando... Uma dica que costumo dar é ao invés de usar a balança como parâmetro, que se use o espelho e suas roupas que de fato são muito mais fidedignos.

Um comentário:

Unknown disse...

Bruna...tenho uma dúvida...se pesar ante do almoço e no almoço comer 800 gramas de comida e apos o almoço eu subir na balança, o meu peso será 800 gramas a mais??? o que me alegaram foi que sim, será 800 gramas a mais, afim eu inseri 800 grama de massa que estarão no meu corpo, pesando...