8 de julho de 2008

Dietas de Revista


Se passarmos em bancas de revista e analisarmos capas de revistas de beleza, as propostas são bastante tentadoras: emagreça 3 kg em um semana, seque até 4 kg pro verão, enfim.... É comum, que ao chegarem no meu consultório os pacientes queiram dietas hiperestritivas para secar. mas calma lá. Em primeiro lugar é importante destacar que embora estas dietas de revista sejam elaboradas por nutricionistas, nutrólogos e tenham fundamento e sejam ricas em nutrientes, vitaminas e minerais, elas não se aplicam a todas as pessoas. Cada pessoa tem suas necessidades nutricionais específicas que variam de acordo com o peso atual, estatura, sexo, faixa-etária e atividade física. Seria impossível que eu uma mulher de 1,80 e ativa tenha as mesmas necessidades por exemplo de uma menina de quinze anos, com 1,60 e 53 kg. A dieta que me emagreceria provavelmente a engordaria. E nem pensando so por esse lado, esta dieta provavelmente forneceria os nutrientes que ela precisa, mas nao os que eu preciso, possivelmente me causando cansaço e monotonia em realizar a dieta. E outra, não se iluda: ninguém perde peso com a mesma velocidade que ganha. Estas dietas para se perder 4 kg em uma semana, são normalmente diuréticas, ou seja o peso perdido na balança não é oriundo da perda de gordura mas sim de massa magra (água), podendo ainda causar uma desidratação! Então tome cuidado, compre estas revistas para ler as demais reportagens, se inspirar nos corpos das modelos mas não espere o resultado anunciado, isto varia muito e na dúvida, eu não arriscaria....

Nenhum comentário: