20 de janeiro de 2010

GORDURAS ALIMENTARES


A gordura é o vilão da alimentação- pelo menos isso é o que a maioria das pessoas acredita. A indústria alimentícia, no intúito de vender as versões sem gordura e com baixo teor de gordura, explora isso. Mas a verdade é, que a gordura em pequena quantidade é essencial para a saúde. Algumas gorduras, como as encontradas em peixes e no azeite de oliva, contribuem para reduzir o risco de problemas cardíacos e até mesmo nos ajudam a mantar um regime de redução de peso. O único problema, é que estas gorduras que acabei de mencionar não são as gorduras que temos vontade de comer- as gorduras saturadas que dão a carne, ao sorvete e ao queijo o seu sabor delicioso. E você deve se perguntar, porque precisamos de gorduras? as gorduras dão sabor e textura agradáveis aos alimentos. Como a digestão de gorduras é mais demorada, temos uma maior sensaçao de saciedade, mesmo depois que as proteínas e carboidratos são eliminados do estômago. As gorduras também estimulam o intestino a liberar colicistocinina, um hormônio que tira o apetite e nos diz quando parar de comer. Estes talvez sejam os motivos pelos quais as pessoas que incluem doses moderadas de gorduras saudáveis na sua alimentação tendem a seguir  a dieta por mais tempo e consequentemente, perder mais peso.
  As gorduras fornecem ácidos graxos essenciais para vários processos químicos, podendo destacar o crescimento de crianças e a produção dos hormônios sexuais. Por isso tire de sua cabeça, as gorduras somente como vilãs, nas quantidades adequadas e sabendo escolhe-las elas têm um papel fundamental no nosso organismo.

5 de janeiro de 2010

ÁGUA NAS REFEIÇÕES


Uma dúvida bastante comum e um mito muito comentado é: "líquido nas refeições engorda?". Em primeiro lugar dependendo do líquido, lógico que sim (durante, antes ou depois das refeições). Se a preferência forem os refrigerantes ou sucos açucarados você pode ter certeza disso. Quanto ao consumo de água nas refeições os estudos são bastante contraditórios mas a maioria nos leva a crer que você pode sim consumir a quantidade que desejar de água sem que isso resulte em aumento indesejado (na maior parte das vezes), do peso corporal. Que fique bem claro que água é água, não engorda nunca, a explicação para tal mito, seria de que o consumo de água durante as refeições promoveria dilatação do estomago proporcionando maior consumo de alimentos. Eu portanto, não somente baseada na experiência pessoal , mas também na profissional acredito que a ingesta de água nas refeições aumenta o poder de saciedade, reduzindo o consumo de alimentos e se a água for com gás esse efeito é ainda mais potencializado. Neste caso, recomendo para pacientes que desejam perder peso, o consumo concominante de água nas refeições (até como forma de evitar a baixa ingesta diária de água).Mas como nada é claramente comprovado cientificamente o que sempre recomendo é uma avaliação pessoal do efeito da água sobre o apetite. Seja antes, durante ou depois, o importante é que você não deixe de consumir a quantidade adequada de líquidos que precisa por dia , sabendo que nenhum líquido tem o mesmo poder de hidratação que a água. Então desta, você pode abusar sem medo!