2 de agosto de 2010

CARBOIDRATOS: seriam os vilões?

     Queria poder contar quantos foram os pacientes que me apontaram o carboidrato como o vilão e o responsável por engordar ou emagrecer (quando eliminados). Para aqueles com menos conhecimentos em nutrição,carboidratos são um grupo de macronutrientes que inclui preferencialmente, massas, pães, arroz, bolachas, doces entre outros alimentos. É importante ressaltar, que quase nenhum alimento é fonte de somente um macronutriente. Costumamos classifica-los quanto ao macronutriente presente em maior quantidade, determinando se o alimento é então fonte de carboidrato, lípídio ou proteína. Só para constar, não é o carboidrato em si que engorda, ou o fato de misturá-los. O que engorda é quantidade que consumimos de cada um deles, em cada refeição, ao longo do dia, no final da semana.
    Só para constar, um grama de carboidrato, fornece cerca de 4 Kcal, o mesmo fornecido por 1 g de proteínas, no entanto, a proteína é de mais difícil digestão, promovendo por maior tempo a sensação de saciedade. Conforme já falamos aqui outras vezes, os carboidratos são os alimentos que nos fornecem mais rapidamente energia, sendo indispensáveis em nossa alimentação. Conforme recomendações, 45 a 65% das calorias diárias devem ser provenientes desta fonte de alimentos, sendo então, os alimentos que mais devemos consumir ao longo dos dias.
     Muito mais que o carboidrato em si, o que irá engordá-lo é a gordura ou o excesso de açúcar presente ou associado a estes alimentos. Não se intimide nem amedronte, você pode sim, misturar purê com arroz, ou massa com pão basta saber o quanto de cada você precisa e deve consumir. Carboidrato nunca foi nem deverá ser um verdadeiro vilão!!

Nenhum comentário: