9 de agosto de 2010

ARROZ COM FEIJÃO


      Não há prato mais famoso e difundido pelo Brasil que o feijão com arroz, nas suas mais diversas preparações. Não há uma pessoa que vá morar fora do Brasil e não volte com um desejo enorme de comer este prato. Embora a mistura seja conhecida em toda América Latina, somos o país do mundo que mais consome estes dois alimentos, em especial em dupla.O prato considerado o trivial básico da culinária tupiniquim, além de ser uma saborosa parceria, assegura um invejável arranjo de nutrientes. O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia. Além disso, arroz fornece ferro, vitaminas B e proteínas. Já o feijão é um dos vegetais mais ricos em proteína, a qual tem a sua absorção pelo organismo facilitada pelo amido contido no arroz. O feijão também é rico em ferro e outros minerais. 
 Outro ponto a favor da combinação arroz e feijão é que eles contém aminoácidos diferentes e foi em função disto, que passou-se a consumi-los juntos. O arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão. Já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas tem de sobra no arroz. Além disso, a dupla também equilibra o índice glicêmico. “Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de conter esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é, portanto, bem-vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete”.
     Experimente consumir os diversos tipos de arroz, como, arroz parbolizado, selvagem, malekizado, arbóreo e integral. Quanto ao feijão, você também pode consumir diferentes tipos: o preto, marrom, branco, fradinho, feijão-de-corda, etc. Mesmo para aqueles pacientes em dieta, é recomendado diariamente o consumo desta dupla seja no almoço ou no jantar. Segue abaixo, uma tabela de composição nutricional desta deliciosa mistura!
Eu diria que este é um dos bons motivos de ser brasileiro!




 


Nenhum comentário: