16 de dezembro de 2009

O ÁLCOOL COMO COMIDA: DRUNKOREXIA!



Resolvi postar sobre esse assunto pois ultimamente é só o que fala-se em função do papel da atriz Bárbara Paz como Renata na novela Viver a Vida. Drunkorexia, álcoolrexia ou anorexia alcoólica é um transtorno que mistura alcoolismo com distúrbios alimentares.A pessoa substitui o alimento pela bebida alcoolica para emagrecer. O alcoolismo pode ser o processo inicial ou a anorexia e a bulimia ocorrendo junçao ao longo do tempo. Paciente com anorexia e bulimia podem utilizar o
alcool para amenizar algumas situações e sentimentos ruins como a depressão e frustação, além de reduzir o apetite.
Como identificar os sintomas? normalmente pessoas com a drunkorexia preferem as bebidas destiladas. Se nota-se uma diminuição significativa do consumo alimentar associado à necessidade de estar em festas e eventos sociais para beber é possivel que se identifique a doença. Agressividade costuma ser uma das características destes pacientes.
O que pode causar a drunkorexia? este transtorno como todos os demais pode causar grandes danos ao organismo e alguns irreversíveis. Os danos mais imediatos costumam ser vômitos e diarréia. Em função da baixa ingesta de nutrientes (e também o consumo elevado de bebidas alcoólicas), os pacientes com o transtorno são mais suceptíveis a gripes, resfriados, infecçoes e até mesmo a pneumonia. Tremores e formigamentos nos dedos da mão e dos pés costumam ser comuns. Doenças como gastrite, úlcera, anemia, perda de memória, hemorragia, insuficiência cardíaca, alterações na coagulação e pancreatite. Como qualquer transtorno alimentar, a drunkorexia pode sim, levar à morte!
fonte: Associação Brasileira de Transtornos Alimentares.

Nenhum comentário: