18 de agosto de 2009

EXAMES LABORATORIAIS


Desde 1991, conforme a Lei 8.234, fica disponível a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico pelo nutricionista. Após sofrer reformulações, foi estipulado pela Resolução No 306 de 2003 os critérios para os nutricionistas solicitarem tais exames:
Artigo I: compete ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários à avaliação, prescrição e evolução nutricional do paciente;
•Artigo Único II: considerar diagnósticos, laudos e pareceres dos demais membros da equipe multidisciplinar, definindo com estes, sempre que pertinente, outros exames laboratoriais;
•Artigo V: solicitar exames laboratoriais cujos métodos e técnicas tenham sido aprovadas cientificamente.
Estes exames são utilizados como exames complementares para o diagnóstico nutricional mais preciso e são assim considerados como complementares pois apenas podem confirmar deficiências observadas através de sinais clínicos, ou da avaliação dietética, antropométrica, porém por si só não comprovam deficiência nutricional. No entanto, embora caiba ao nutricionista solicitar estes exames, os planos de saúde em sua maioria não os cobrem, exceto para aqueles profissionais vinculados a estes planos. Mesmo com esta dificuldade, é de extrema importância que sejam solicitados estes exames, que podem variar de acordo com o que se pretende verificar, diagnosticar ou de acordo com a doença que o paciente apresenta. Somente utilizand0-se destes exames é que o nutricionista poderá ter uma avaliação mais precisa. É importante que cada pessoa, independente de apresentar doença ou não faça a cada seis meses pelo menos os exames básicos para controle: colesterol total, HDL, LDL, relação colesterol total/HDL, glicose e triglicérides.



2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde,gostaria de saber quais sao os exames solicitados por um nutricionista para pacientes portadores de sindrome nefritica e nefrotica.

Ana Luisa Ochs de Muñoz disse...

Olá Bruna! Gostei do seu blog!

Um abraço!

Ana Luisa Doula
Mãe do Bê e da Fifi
http://www.anadoulaenutri.blogspot.com