13 de junho de 2011

JEJUM: quanto mais, melhor?

     Quanto menos comermos mais emagreceremos,correto? Muitos podem pensar que sim mas minha resposta é NÃO! Ao contrário do que se imagina há um limite mínimo que devemos consumir ao longo do dia no que diz respeito a calorias, macro e micronutrientes e mesmo tendo a impressão momentânea de menos peso o jejum é de fato algo pontual. Paciente com anorexia em especial tendem a acreditar mais fielmente nisso, orgulhando-se do famoso NF (no food) por horas, dias ou até conseguirem. Pretendo, de forma objetiva e simples, explicar o porquê do menos não ser mais quando tratamos de jejum.
     Costumo utilizar a metáfora com meus pacientes, que nosso corpo é um automóvel e como qualquer automóvel não é possível movimentar-se (nem desempenhar suas funções vitais) sem o seu combustível (no caso do corpo, o alimento). Quando o indivíduo passa mais do que 3-4 horas sem se alimentar, o corpo passa a poupar energia para que quando necessário haja reservas. Mais do que 8 horas sem alimentar-se o corpo entra em um estado de jejum e então é como se o corpo ficasse extremamente lento.
     Dois pontos são importantes de destacar-se, um deles é de que além de um metabolismo mais lento (que não "saberá"como metabolizar alimentos futuros de forma adequada), uma hora a fome aparecerá...e quando isso acontecer a ingestão alimentar tende a ser muito maior promovendo uma grande confusão metabólica e ao invés de emagrecer, o indivíduo tende a ganhar peso.
    Além do que, em processos prolongados de privação de energia, ao invés de consumir gordura como fonte de energia, o corpo tende a consumir tecidos mais fáceis de serem utilizados, tais como a massa muscular promovendo a perda de massa magra e musculatura. Milhares de estudos já demonstraram e ainda demonstram que jejum não ajuda no emagrecimento, o que ajuda é o quanto em cada uma das 5/ 6 refeições por dia os indivíduos consumirão. Portanto, procure uma nutricionista que avalie suas necessidades e possa com base nisso prescrever a quantidade adequada de energia para seu emagrecimento. Mas não cai na cilada, depois de um jejum as chances de uma compulsão são bastante aumentadas. Não compre gato como lebre...

4 comentários:

Kelly disse...

Bem interessante esta postagem... Muitas pessoas não se dão conta disso... Fazem muito uso da tal lei da compensação: come muito hoje e amanhã fica de boca fechada... O organismo fica doidinho, né? (rss).
Estou recomendando sua página para minhas amigas! Beijo!

www.amenidadesdekelly.blogspot.com

Nutricionista Bruna B.Brognoli disse...

Fico bem feliz Kelly! nada de jejum, vamos para teu blog pesquisar delícias (com moderação, evidentemente!)
beijos

Kelly disse...

Bruna, vi sua mensagem lá no blog. obrigada!!! Contribuiu com as informações sobre o peixinho :-)

Hoje estou com uma postagem sobre Moda Fitness.

Um beijo, Flor!

http://amenidadesdekelly.blogspot.com/

Kelly disse...

Bruna, ofereci um Selinho para seu blog :-)
Para pegar, é só passar lá no meu blog. Vc merece!
Bj!

http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com/