23 de agosto de 2010

DA DESNUTRIÇÃO À OBESIDADE: evolução dos tempos?

     Há quem diga que com a evolução e mudança dos tempos a sociedade num contexto geral se desenvolve, a medicina evolui e no entanto temos a saúde das pessoas regredindo. Não teria como , no papel de nutricionista, deixar de falar (e me apavorar) com a mudança do perfil nutricional ao longo dos anos. Antigamente o que se ouvia eram doenças causadas pela carência de nutrientes, carência de energia. As suplementações começaram a acontecer e beneficiar todos neste sentido. No entanto, os problema nutricionais ,acompanhando a mudança de rotina e a nova sociedade que se desenvolvia drenaram para um outro sentido.
     Não precisamos ir longe ou procurar: a obesidade tomou conta de nossas ruas, das salas de aulas, dos escritórios e junto com ela, pessoas diabéticas, hipertensas com hipercolesterolemia. Consultórios lotados, aumento crescente da síndrome metabólica, mais e mais casos de infarto ou problemas cardíacos. Seria esse um sinal de desenvolvimento, evolução dos tempos? Na minha concepção estamos é sim, involuindo. Estudamos, estudamos e estudamos...isso nos gera um conhecimento incrível e incontestável. A internet está aí a disposição de todos com informações claras e acessíveis. Os programas de TV abordam frequentemente temas como estes, os postos de saúde contam já com grupos de apoio, nutricionistas e o governo investe cada vez mais em campanhas e o resultado de tudo isso???? Nada muda, só piora...
     Já faz alguns anos, que mesmo eu considerando toda a transição nutricional que ocorreu e ocorre, me questiono como, apesar de tanta informação, tanto alarde e tanto medo as pessoas não param de engordar...Não tenho a menor dúvida, obesidade é o mal da sociedade atual, uma epidemia que cresce mundialmente (especialmente em países desenvolvidos e em desenvolvimento) e que é por si só, a maior causa de morte evitável a nível mundial.
     Deixo aqui a minha constante dúvida: seria este um sinal de evolução dos tempos?

Nenhum comentário: